Total Pageviews

Thursday, August 11, 2016

A OPINIÃO DE IVONE - Hamilton Alves



Vim de conhecer, por circunstâncias relacionada à pintura de Jair Platt, Ivone. Não fiquei sabendo seu nome de família. Um dia, apareceu em minha casa, dizendo-me que soube que Eli Heil tinha começado a pintar inspirada num trabalho de Platt. E que, por isso mesmo, interessava-se em conhecer a obra de Platt. Soubera que eu tinha conhecido Jair Platt de perto, convivido com ele, e que tinha também, por isso mesmo, um bom acervo de quadros dele.
Esteve em minha casa há uns tempos passados e ficamos amigos. Quando lhe mostrei a obra de Jair, ela pasmou-se. Não adivinhava que era tão bonita e tão importante. Em seguida, fez o comentário de como é possível admitir que a Universidade Federal de Santa Catarina, tendo que passar para seus alunos, ligados às atividades artísticas ou que estudam esse assunto, não se importa de transmitir-lhes esse acervo de tantos artistas que, em outras plagas, ou culturas, seriam, hoje, certamente, celebrizados (ou celebridades).
O comentário crítico que fez de "Auto-retrato", de Platt, me impressionou muito. Disse coisas a respeito dessa obra inesperadas e ao mesmo surpreendentes. Até então não ouvira tais observações de quem quer que tivesse também visto esse quadro, que é um dos melhores do legado de Platt.
Ivone se propôs (com a minha licença) a colher umas fotos de todos os trabalhos de Platt para fazer um vídeo, o qual exibiria depois aos seus alunos de curso secundário. Coloquei-me à disposição dela para difundir a obra de Jair, sabedor de que por estas bandas se faz muito pouco ou não se faz nada para a divulgação de nossos artistas.  Um ou outro ganhou já notoriedade, à própria custa,  independentemente do que por eles possa fazer os órgãos ligados à cultura. Como é o caso, só para citar alguns, de Eduardo dias, Vitor Meirelles, de nome internacional, Martinho de Haro, Eli Heil, Hassis e alguns outros.
Entrando em contato mais recentemente com Ivone, interessado em saber como vão os entendimentos que se propôs fazer para divulgar a obra de Jair Platt, soube que para o mês próximo de agosto organiza uma mostra, em vídeo, dos quadros de meu acervo. E isso me deixa feliz. Voltei a colocar-me à sua disposição para que seja bem sucedida sua empreitada de divulgar um dos maiores artistas plásticos deste Estado.

Ivone, é preciso que se diga, é uma mulher de grande sensibilidade crítica para pintura. Pode-se esperar dela, com seu entusiasmo, que muito se faça pelo resgate das obras de nossos pintores.    

No comments:

Post a Comment