Total Pageviews

Friday, July 1, 2016

RETRATO DE UM HOMEM QUEBRANDO GALHO - Hamilton Alves


Cony vem de publicar recentemente uma crônica em que sugere que, para uma perfeita avaliação dos quatro candidatos que disputam a Presidência da República, fossem todos submetidos a uma espécie de gincana no estilo mais ou menos do "Big Brother", em que fossem confinados num determinado local durante uma semana, em que lhes coubesse fazer de tudo para sobreviver, como fazer a própria comida, lavar louça, roupa, varrer a casa, pregar botão na roupa, arrumar a cama e outras tarefas semelhantes.
Ao fim, dependendo do desempenho de cada um, entregues a todo tipo de afazeres domésticos, era possível uma justa avaliação de sua capacidade para presidir o país.
Fiquei imaginando se este vosso escriba tivesse que passar por idêntica experiência de suas aptidões pessoais. Creio que seria um desastre total e absoluto. Não sou um homem prático, a começar por esse perfil. Se queimar o fusível, como já me aconteceu tantas vezes de ser chamado para corrigir esse pequeno defeito elétrico na casa, vejo-me atarantado, sem saber por onde começar. Noutra crônica contei o episódio de que, num fim de semana, em cheguei à casa de praia, com um lote considerável de comida, inclusive frios, a geladeira, súbito, para meu desespero, deu um estouro e pifou. Minha mulher me olhou aterrada.
-         Que fazer ? - perguntou-me, sabedora de antemão que de modo algum poderia
contar comigo para resolver o terrível impasse.
-         Vamos chamar o Raul. - ponderei-lhe.
-   A essa hora da noite  o Raul deve estar no segundo sono. - respondeu-me ela, ainda mais em pânico.
Corria-se o risco de tudo o que se guardava na geladeira, no outro dia, estivesse sem condições de ser utilizado.
Vencidas as primeiras hesitações, ela acabou cedendo em que, por bem ou por mal, se convocasse o Raul.
Estremunhando, de olhos ainda sonolentos, o Raul, meu vizinho, atendeu-me à porta da casa.
-         Que é que há, cara ?
-         A geladeira... - disse.
-         O que é que tem a geladeira ?
-         Deu um estouro e parou de funcionar.
O Raul, sempre solícito, passou por uma cerca divisória entre as nossas casas, caindo de sono, dirigiu-se ao local em que estava a dita geladeira.
Abriu-a, olhou-a aqui e ali, apertou um troço que não sei dizer de que se trata atrás e, de repente , não mais que de repente, a geladeira começou a funcionar a pleno vapor, para meu espanto.
O Raul foi embora e caí em profunda humilhação.
Agora, imagina-se, como sugerido pelo Cony, tivesse que ser levado a um programa espécie de "Big Brother", para avaliação de minhas possibilidades!
Estaria irremediavelmente perdido.

Setembro/2002. 



No comments:

Post a Comment